O centenário do combate de Maria Preta!!!

 

O combate de Maria Preta completa 100 anos.

Fonte: Wikipédia (Cordeiro de Farias, um militar muito condecorado do Brasil que teve uma ligação muito forte com nosso município não só na Coluna Prestes como também comandando nosso pracinha na segunda guerra mundial).


     Chegando a Dionísio Cerqueira em 24 de março de 1925 logo bem cedo as margens do rio Maria Preta Claudino com sua tropa de 2000 homens alcançou o contingente de Prestes e sob o comando de Cordeiro de Farias com 70 homens defendeu e enfrentou com muita honra a tropa de Claudino causando numerosas baixas e perdendo apenas dois ou três comandados e retirou suas tropas em direção ao que hoje é a comunidade do Toldo.

     Um dos mortos neste combate que pudemos apurar foi o tenente Ustra que foi enterrado e marcado sua cova a família veio de Porto Alegre buscar seus restos mortas 20 anos após o ocorrido, (um assunto para um artigo futuro).

     Só para mencionar aqui neste relato Cordeiro de Farias foi o mesmo que em 1944 foi comandante do Brasil na segunda guerra mundial, já descrito aqui neste blog em matéria sobre o pracinha e expedicionário cerqueirense Silvio de Andrade que serviu como seu comandado na sua divisão de artilharia.

     A batalha da Maria Preta foi a principal causa do outro combate que hoje aqui no município completa 100 anos o da Separação, pois Cordeiro ao se retirar do conflito confundiu Claudino que vinha ao seu encalce quando este se defrontou com os amigos paulistas de Paim que vinham para reforçar a caçada a prestes causando mais de 200 baixas de fogo amigo.

     No livro a Verdade Revelada o autor menciona a morte e a saga da família para recuperar os restos mortais do Ten. Ustra e também desmente a tese de que Prestes fez uma manobra ao se retirar para a comunidade de Linha Toldo segundo o autor Prestes e Cordeiro de Farias apenas pensavam em salvar suas vidas e não houve ali nenhuma estratégia militar e sim um equivoco de que prestes nada teve a ver.

     Com quem está a verdade não cabe a nós julgar, mas o fato é que a partir disso Prestes ganhou fama de vencer combates sem disparar um único tiro, outro fato importante sobre o combate de Maria Preta é que aqui após esses triunfos prestes escreveu aos companheiros de revolução de São Paulo uma carta em que explicava ter encontrado a forma correta de combater que seria apenas fazer algumas escaramuças e se esconder em meio a mata não enfrentando os legalistas em campo aberto.

     Muitos objetos deste combate foram encontrados e entregues para outros municípios e se perderam, nossa entidade tem alguns materiais deste conflito em seu memorial, e segue a luta para que nossa história não seja esquecida.

     Para tanto a partir desta segunda 24 até sexta 28/03 estará fazendo na ASCOAGRIN associação comercial da fronteira uma exposição sobre os dois combates de MARIA PRETA e SEPARAÇÃO com banners e contando a história com objetos que ficarão expostos a toda para visitação no saguão de entrada.

     Nesta segunda dia 24 as 18h uma cerimonia religiosa um culto ecumênico será realizado em linha Separação marcando o centenário da BATALHA DE SEPARAÇÃO a postagem sobre o evento será feito a noite.

 

Confira abaixo o vídeo da exposição:




.............................................

Por *
Cleiton Weizenmann 
..........
Esta postagem bem como este blog é um trabalho amador de uma entidade sem fins lucrativos não governamental dedicada entre outros a cultura e ao resgate histórico, os trabalhos são elaborados por alguns amigos muitas vezes se dedicando ao máximo sem ter o conhecimento adequado e nem os recursos necessários, *toda citação ou trecho retirado daqui deve citar a fonte ** toda imagem tem direitos autorais para utiliza-las citar a fonte e para este caso também entre em contato conosco em um dos contatos abaixo:



..........
Associação Recreativa e Cultural Nacional
E-mail: nacionalprimeirodemaio2004@gmail.com

Contato Cleiton Fone/Watts 499 33007886

Contato Lucas Fone/Watts 469 99367234

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunas do colégio Castro Alves fazem maquete do combate de Separação.

Nazistas na tri-fronteira